Hoje, 21 de junho, é o Dia Mundial contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma data fundamental para conscientizarmos a sociedade sobre essa doença neurodegenerativa. A ELA afeta as células nervosas responsáveis pelo controle dos músculos, levando a uma progressiva perda de movimento, dificuldades na fala, deglutição e, eventualmente, respiração.
No Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), acreditamos que a informação e a empatia são pilares para uma sociedade mais inclusiva. A ELA não tem cura, mas o apoio e a solidariedade da comunidade podem fazer a diferença na vida das pessoas afetadas.
A importância desta data vai além da conscientização sobre a doença; ela nos lembra da necessidade de investir em pesquisas, tratamentos e políticas públicas que garantam qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.
Participe desta luta, informe-se sobre a ELA e ajude a combater o preconceito e as barreiras impostas pela falta de acessibilidade. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.
Este projeto é executado pela ONG Contato, em parceria com a Secretaria de Políticas Inclusivas, por meio do termo de colaboração com a Prefeitura de Maricá. Juntos, estamos construindo um futuro mais inclusivo e promissor para nossa cidade.
#paratodosverem
Imagem com fundo branco e detalhes em laranja, destacando-se a data "21 de junho" no centro, com o texto "Dia Mundial da Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)". Na imagem, duas pessoas estão em destaque: uma delas, usando uniforme branco, segura a mão da outra, que veste uma blusa azul. A imagem transmite a ideia de cuidado e apoio. no lado esquerdo na parte de baixo, logotipos do Centro de Referência em Políticas Inclusivas, ONG Contato, Secretaria de Políticas Inclusivas e Prefeitura de Maricá.
FIM DA DESCRIÇÃO DA IMAGEM