INSTAGRAM   FACEBOOK   YOUTUBE   TWITTER
 ÁREA DO USUÁRIO
   |    -A    +A      
 
 
Acesse nossos cursos virtuais entrando na aba “Área Do Usuário”.
 
NOTÍCIAS
Data: 08/04/2025
  

Dia Nacional do Sistema Braile

Hoje, 8 de abril, celebramos o Dia Nacional do Sistema Braille – uma data que vai muito além de uma homenagem histórica. Instituído pela Lei nº 12.266/2010, esse dia convida-nos a refletir sobre a importância da acessibilidade e da inclusão para milhões de brasileiros.

José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do país, foi o pioneiro que trouxe o Braille do exterior e o adaptou para a nossa realidade, transformando a vida de milhares de pessoas com deficiência visual. Segundo dados do Censo, cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência visual, e aproximadamente 500 mil dependem desse sistema para ter acesso à informação, educação e cultura.

O Braille, criado por Louis Braille há quase 200 anos, não é apenas um código de leitura tátil – ele é um instrumento de autonomia, dignidade e empoderamento. Ao possibilitar que pessoas cegas ou com baixa visão leiam livros, documentos e até interajam com a tecnologia, ele quebra barreiras e fortalece o direito à igualdade.

No CRPI, trabalhamos diariamente para eliminar as barreiras da falta de acessibilidade e combater o preconceito social. Hoje, convidamos você a se juntar a essa causa: celebre a inclusão, compartilhe conhecimento e fortaleça o compromisso por uma sociedade mais justa e igualitária.

Este projeto é executado pela Ong contato, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão e a Prefeitura de Maricá, com o objetivo de construir uma cidade mais inclusiva e cheia de oportunidades para todos.

#ParaTodosVerem: 
Imagem colorida, em ambiente interno, mostra dois homens sentados em uma sala aconchegante e bem iluminada. À esquerda, um homem negro com cabelo curto e barba rala usa óculos escuros e camisa branca. Ele está sentado em uma cadeira de madeira clara com almofada bege. À direita, um homem branco, de cabelo castanho e volumoso estilo black power, veste uma blusa de manga comprida na cor mostarda e calça jeans clara. Ele está inclinado para frente, tocando com as mãos as mãos do homem ao lado, como se estivessem sentindo juntos uma superfície em Braille.

Ao centro da imagem, sobreposta, está a frase:
08 de abril - Dia Nacional do Sistema Braille
Abaixo da frase, há uma representação tátil do alfabeto em Braille, com as letras de A a Z.

Na parte inferior, estão os logotipos das instituições realizadoras:
Centro de Referência em Políticas Inclusivas, ONG Contato, Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, e Prefeitura de Maricá.






LEIA TAMBÉM!



Qualidade de Vida Infantil - Mês de Outubro

Durante o mês de outubro, o nosso Núcleo de Qualidade de Vida Infantil promoveu encontros especiais na Casa Técnica do CRPI.


Novembro Azul

Esse mês nos convida a lembrar da importância do cuidado com a saúde dos homens. Cuidar de si mesmo também é uma forma de amor e responsabilidade.


Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo

Neste dia, reforçamos a importância do respeito, da inclusão e da acessibilidade das pessoas com nanismo em todos os espaços da sociedade.


Outubro Rosa - Mês de prevenção ao câncer de mama

Outubro chegou, o mês da conscientização sobre o câncer de mama, um lembrete poderoso sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde com carinho.


Contação de História Escola Municipal Vereador levy Carlos Ribeiro

O CRPI realizou uma ação na Escola Municipal Vereador Levy Carlos Ribeiro, com foco na conscientização e prevenção ao bulluing.


Dia Nacional da Paralisia Cerebral

uma data fundamental para conscientizar a sociedade sobre os desafios, direitos e potencialidades das pessoas que vivem com essa condição.


Dia das Crianças

Neste 12 de outubro, o CRPI celebra todos os pequenos que enchem nossos dias de cor, perguntas curiosas e inspiração!


Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

No dia 11 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. A data foi instituída pela Lei nº 11.133, de 2005.


Dia mundial da saúde mental

A saúde mental é parte essencial da nossa vida e influencia diretamente a forma como pensamos.


Dia mundial da visão

O Dia Mundial da Visão é uma data dedicada à conscientização sobre a importância de cuidar da saúde ocular e da prevenção da cegueira.


Biblioteca do CRPI

A Biblioteca do CRPI é um espaço acolhedor e acessível, com mais de 300 livros catalogados para todas as idades, gostos e necessidades.


OFICINAS LABORATIVAS ONLINE DO CRPI

Já pensou em aprender novas habilidades sem sair de casa?


Capacitação Externa: Em Parceria com a Equipe do Esporte Presente

O CRPI promoveu, na manhã desta terça-feira (30), uma capacitação estratégica sobre "Atendimento Humanizado à Pessoa com Deficiência


CRPI participa da Ação em prol da luta com pessoa com deficiência.

O CRPI garantiu a acessibilidade em libras no local.


Roda de Conversa com o Tema Setembro Azul

Neste mês tão importante para a comunidade surda, o CRPI promoveu uma roda de conversa especial sobre inclusão, cultura surda e valorização da Libras.

REALIZAÇÃO

Copyright 2025 © CENTRO DE REFERÊNCIA EM POLÍTICAS INCLUSIVAS.

Rua Boaz Velasco, quadra 27, LT 01 - Centro - Maricá/RJ
CEP: 24.901-370
Atendimento de segunda a sexta das 8h as 17h
Telefone: (21) 3005-4107