INSTAGRAM   FACEBOOK   YOUTUBE   TWITTER
 ÁREA DO USUÁRIO
   |    -A    +A      
 
 
Em breve, inscrições para oficinas de Mandala e produção de Laços de cabelo.      |      Cursos com inscrições abertas. Realize já a sua.      |      Para atendimento psicológico e assistência social - Avaliações com a fisioterapeuta e pedagoga é necessário realizar o cadastro no site.      |      Lançamento do novo site do Centro de Referência em Políticas Inclusivas
 
NOTÍCIAS
 
  

Saiba mais sobre o Teste da Pisada realizado pelo CRPI!

  
O Centro de Referência em Políticas Inclusivas vem realizando de forma gratuita o Teste da Pisada nas Ações Sociais nos bairros de Maricá, coordenado pela Fisioterapeuta, Cristina Daher. Cada participante sai do teste com a imagem, resultado do tipo da pisada (Pronada, Supinada e Neutra) e as devidas orientações para aquela pisada.

Entenda o TESTE!

Você sabia que existem diferentes tipos de pisadas que podem, inclusive, influenciar no surgimento de problemas em várias partes do corpo, principalmente joelhos, quadris, tornozelos e coluna? 

Se você sente dores em alguma dessas regiões ou percebe que seu tênis costuma desgastar mais rápido sempre em determinada área e não de maneira uniforme, é bem provável que você esteja pisando de modo incorreto. 

Mas será que existe uma maneira ideal de pisar? 

Vamos conhecer os tipos comuns de pisada, conforme as características anatômicas de cada indivíduo: 

É também conhecida como “pisada interna”. Esse tipo de pisada é caracterizado pela proximidade dos joelhos e ausência de curva nas solas dos pés. A pisada pronada realizada uma rotação excessiva para dentro e, normalmente, tende a gastar mais a parte interna do solado do tênis. 

A pisada neutra consiste no alinhamento dos joelhos e calcanhares, caracteriza-se pelo desgaste por igual de todas as partes do solado do tênis e é considerada ideal. 

É chamada também de “pisada externa”. Em oposição ao tipo de pisada pronada, a supinada é caracterizada pelo afastamento dos joelhos e acentuada de curva nas solas dos pés. Quem pisa supinado toca o solo com a face externa do calcanhar e, por isso, gasta a parte externa do solado do tênis. 

Consequências da pisada incorreta 

Quando a pisada não está correta é natural o surgimento de vícios posturais que levam ao apoio excessivo em um ponto específico do pé. Os efeitos podem variar desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até lesões crônicas, como as deformidades ósseas (joanetes e dedos em garra, por exemplo), além do aparecimento de dores, inclusive, nas costas. Isso ocorre, pois os pés são a base do alinhamento e da sustentação do corpo, logo, quando o indivíduo pisa errado ocorre um desequilíbrio corporal. 

No entanto, esse desajuste que compromete os joelhos, o tornozelo, os pés, a região lombar e o quadril, pode ser corrigido com um programa de reeducação postural global. Quanto antes identificar o tipo de pisada melhor para solucionar o problema. Através de técnicas fisioterapêuticas específicas é possível reorganizar as estruturas do pé, equilibrando as forças musculares que podem gerar ou intensificar o desvio. 

No início do tratamento o paciente é reeducado a modificar os seus calçados. Hoje, existem vários modelos disponíveis para cada tipo de pisada ou mesmo palmilhas feitas sob medida.

#ParaTodosVerem 

Banner em dois tons de roxo ao lado esquerdo em letras brancas Teste da pisada: Evento Inclusão nos bairros: Eu te incluo, você me inclui. Abaixo as logomarcas do Centro de Referência em Políticas Inclusivas, abaixo está a da Secretaria de Políticas Inclusivas e da Prefeitura de Maricá. Ao lado em losangos três fotos das crianças durante o teste da pisada.

FIM DA DESCRIÇÃO

 







LEIA TAMBÉM!



Alteração do Endereço da Oficina de Produção de Laço de Cabelo Infantis

Oficina acontecerá no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Maricá.


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Celebrado hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


CRPI dá Início a Capacitação da GMM ao Atendimento a Pessoa com Deficiência de Forma Humanizada

No dia 02/12/21 o CRPI ministrou para o efetivo da Guarda Municipal a capacitação "Atendimento à pessoa com deficiência de forma humanizada"


Semana de Acessibilidade e Inclusão de Maricá

Primeira Semana de Acessibilidade e Inclusão de Maricá


Centro de Referência em Politicas Inclusivas iniciará ciclo de capacitações com a Guarda Municipal de Maricá

O CRPI firmou parceria com a Guarda Municipal no que tange ao ciclo de capacitações voltadas para o atendimento à pessoa com deficiência.


Defesa Civil de Maricá convida o CRPI para conhecer os projetos #TôNaOrla, Surf-Salva e Onda Certa na Praia de Ponta Negra

Na sexta-feira (26/11/2021) o CRPI esteve presente na ação feita pela Defesa Civil de Maricá na Praia de Ponta Negra.


Roda de Conversa: Falas Negras em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Presença do CRPI na Roda de Conversa: Falas Negras em comemoração ao Dia da Consciência Negra no Colégio Estadual Professora Cacilda Silva;


Oficina Presencial de Confecção de Laços de Cabelo

O CRPI dará início a Oficina Presencial de Confecção de Laços de Cabelo, com o objetivo de agregar uma nova atividade laboral com geração de renda.


Oficina Presencial de Mandala

O CRPI dará início a oficina presencial artística de Mandala, com o objetivo de agregar uma nova atividade laboral com geração de renda.


Comunicado Importante

Comunicado Importante CRPI


Roda de conversa

Secretaria de Políticas Inclusivas em parceria com o Centro de Referências em Políticas Inclusivas(CRPI), realizou a roda de conversa com o tema "Riqu


CRPI presente na assinatura do termo que visa à distribuição de livros em braile para projetos sociais

Sexta feira 12/11 o CRPI esteve presente no Cine Henfil onde a Prefeitura de Maricá assinou o termo que visa à distribuição de livros em braile.


Reunião entre Políticas Inclusivas e Guarda Municipal para capacitação

Nesta terça-feira (09/11) a Secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, articulou a reunião entre o Centro de Referência em Políticas inclusivas


Capacitação da Equipe Técnica do CRPI sobre Nanismo

No dia 25/10, a Equipe Técnica do CRPI assistiu ao vídeo 'Incluindo na conversa com Rene Lazari, Simone Capella e Rebeca Costa.'


Confira tudo que aconteceu no Evento Inclusão nos bairros!

Saiba todos os detalhes do que aconteceu em Bambuí no evento Inclusão nos bairros: Eu te incluo, você me inclui.

 
 
REALIZAÇÃO

Copyright 2021 © CENTRO DE REFERÊNCIA EM POLÍTICAS INCLUSIVAS.

Rua Boaz Velasco, quadra 27, LT 01 - Centro - Maricá/RJ
CEP: 24.901-370
Atendimento de segunda a sexta das 8h as 17h
Telefone: (21) 3005-4107